Anuncie aqui

Anuncie aqui

Anuncie Aqui-2

Postagem Carrossel

quinta-feira, 31 de agosto de 2023 às 19:06

Homem que matou ex-companheira a facadas é condenado a 21 anos de prisão em Timon

O juiz José Elismar Marques, titular da Vara de Execuções Penais da Comarca de Timon, presidiu uma sessão do Tribunal do Júri nesta quarta-feira, dia 30, no Fórum Amarantino Ribeiro Gonçalves. No banco dos réus, Edilberto dos Reis Silva, julgado sob acusação de ter matado sua ex-companheira Maria de Nazaré Araújo da Sena, configurando crime de feminicídio. Ela foi morta com diversos golpes de faca, em 23 de julho de 2020. A sessão de julgamento foi pela 3ª Vara Criminal de Timon, unidade pela qual o juiz responde. Relatou a denúncia, consubstanciada no inquérito policial, que Edilberto matou Maria de Nazaré na frente dos pais dela e dos filhos. 

Narrou que, na data acima mencionada, Maria estava na casa de seus pais, pois havia um mês que estava separada do denunciado, após quatro anos de relacionamento. Ato contínuo, Edilberto chegou na residência, dizendo que estava lá para buscar os filhos. De repente, ele teria ultrapassado uma cerca de arame, indo em direção à vítima, que tentou fugir. Ao alcançá-la, o denunciado teria derrubado a mulher e aplicado diversos golpes com uma faca que portava. 

COMPORTAMENTO AGRESSIVO

Após o ato criminoso, ele saiu em fuga, indo abrigar-se na casa de seu pai, onde foi capturado no dia seguinte. Conforme relatos de testemunhas, Maria de Nazaré já havia tentado se separar de Edilberto em outras ocasiões, em função do comportamento agressivo dele. Quando, enfim, conseguiu se separar, ela foi morar com seus pais. Quando interrogado, ele preferiu permanecer em silêncio. Ao final da sessão, o Conselho de Sentença decidiu pela culpabilidade de Edilberto. Ele recebeu a pena de 21 anos de reclusão, a ser cumprida, inicialmente, em regime fechado.

“Nesta segunda fase, reduzo a pena em 3 anos e 6 meses, para fixá-la em 17 anos e seis meses de reclusão. Por respeito a decisão do juri, reconheço a causa especial de aumento do § 7º do art. 121 do Código Penal, por prática do crime na presença física de ascendente da vítima (mãe). Aumento a pena em 1/3, ou seja, 5 anos e 10 meses, para quedá-la, definitivamente, em 23 anos e 4 meses de reclusão (…) O réu, preso em 30 de julho de 2020, hoje conta com três 3 anos e 1 mês de prisão preventiva, o que, feita a detração, resta a cumprir 20 anos e três meses de reclusão”, esclareceu o magistrado na sentença. As informações são do TJMA.

Assembleia homenageia Academia Maranhense de Ciências em sessão solene nesta sexta-feira

A Assembleia Legislativa do Maranhão homenageará a Academia Maranhense de Ciências, pelos seus 15 anos, em sessão solene que ocorrerá nesta sexta-feira (1º), às 16h, no auditório Fernando Falcão. A solenidade, proposta pelo deputado Leandro Bello (Podemos) e que marcará a posse de 29 novos membros, contará com a presença de representantes da educação, ciência e tecnologia e outras autoridades.

A Academia Maranhense de Ciências (AMC) é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 17 de junho de 2008 por cientistas maranhenses interessados no desenvolvimento e avanço da Ciência no Maranhão.

A AMC é constituída por membros efetivos, membros colaboradores, jovens cientistas, Juvenis e Estrangeiros.

Entre os objetivos da entidade, está estabelecer a necessidade de discutir, em fóruns apropriados, ações para o desenvolvimento científico e tecnológico do Maranhão, possibilitando ao estado deixar o papel de mero importador de conhecimento e tecnologia para assumir o de gerador de ciência e inovação. Dessa forma, busca movimentar a economia, gerando capacitação de recursos humanos, emprego e renda.

SERVIÇO

O quê: Sessão Solene em homenagem à Academia Maranhense de Ciências

Quando: Nesta sexta-feira (1º de setembro), às 16h

Onde: Auditório Fernando Falcão (Assembleia Legislativa do Maranhão)

Sugestão de fontes: 

- Leandro Bello, deputado estadual autor da proposição

- Henrique Mariano, presidente da Academia Maranhense de Ciências

Prefeitas e prefeitos do Maranhão lideram paralisação com mais de 90% de adesão no movimento "Chega! Sem FPM não dá"

Nesta quarta-feira (30), prefeitos e prefeitas do Maranhão uniram forças em uma paralisação histórica, marcando uma adesão massiva de 90% por parte dos gestores municipais. O movimento, intitulado "Chega! Sem FPM não dá", foi organizado pela Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), com o objetivo de destacar os desafios financeiros enfrentados pelas prefeituras devido à dependência do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Ao longo do dia, as prefeituras mantiveram os serviços essenciais em funcionamento, porém, direcionaram esforços para sensibilizar a população acerca da relevância do movimento e dos impactos do atual cenário financeiro nas administrações municipais. A paralisação visou não apenas chamar atenção para a causa, mas também conseguir o apoio da população na busca por soluções para a situação econômica delicada enfrentada pelas prefeituras.

Uma das conquistas mais significativas da paralisação foi a realização de uma reunião entre os prefeitos que compõem a diretoria executiva da FAMEM e a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), Iracema Vale. O encontro proporcionou um espaço de diálogo para discutir as demandas dos municípios e explorar possíveis estratégias para a melhoria das condições financeiras das prefeituras.

“Estamos bastante felizes em testemunhar representantes do Maranhão demonstrando tamanho envolvimento nessa causa. A diminuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) acarreta profundas repercussões nos orçamentos locais, e tanto as administrações municipais quanto os cidadãos dependem desses recursos. “A Assembleia Legislativa do Maranhão almeja uma rápida e eficaz resolução para essa situação”, disse Iracema Vale.

A legisladora também salientou que o FPM é calculado com base na população de cada cidade, servindo como a principal fonte de renda para sete em cada dez municípios do país. "É nos locais onde os cidadãos residem e onde os serviços essenciais são prestados; daí sua imensa importância", ressaltou.

Presentes também na reunião os deputados estaduais Francisco Nagib (PSB), Roberto Costa (MDB), Dr Yglésio (PSB), Éric Costa (PSD) e Antônio Pereira (PSB).

O presidente da FAMEM, Ivo Rezende, destacou a importância do movimento. “A paralisação demonstrou a união e determinação dos prefeitos do Maranhão em busca de soluções concretas para os problemas financeiros que afetam as administrações municipais. Com a adesão expressiva e as conquistas alcançadas, o movimento "Chega! Sem FPM não dá" certamente deixou sua marca na luta pelo fortalecimento das prefeituras e pelo desenvolvimento das cidades maranhenses”, disse.

No final do dia, os prefeitos e prefeitas também tiveram a oportunidade de dialogar com secretários de Estado, o que permitiu o compartilhamento direto das preocupações e desafios que enfrentam em seus municípios.

Presentes no encontro, Sebastião Madeira (Casa Civil); Rubens Pereira (Articulação Política); Orleans Brandão Secretaria Extraordinária de Assuntos Municipalistas); e Júnior Viana (subsecretário da Casa Civil).

Conselheiros municipais de Saúde participam de formação com especialistas e adquirem mais conhecimento

Desta terça-feira (29), até o dia 13 de setembro, os conselheiros municipais de Saúde de Timon participam de curso de formação. O objetivo principal da capacitação, que tem carga horária de 30 horas, é dar mais conhecimento aos membros do conselho para que eles possam atuar na formulação de estratégias, no controle da execução das políticas de saúde e na promoção e controle social.

O curso é ofertado pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Conselho Municipal de Saúde. Entre as finalidades da capacitação estão a compreensão da trajetória politica, institucional e legal do Sistema Único de Saúde (SUS); provocar reflexão sobre o conceito de representatividade no SUS e o papel do conselheiro de Saúde; apresentação dos instrumentos de gestão pública e a sua utilidade no controle social, conhecimento das diferentes formas de financiamento e o sistema de acompanhamento de conselhos de saúde, dentre outros.

A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Geovana Assunção, destaca que a capacitação é de suma importância para a melhor atuação dos conselheiros.

“Estamos estudando, sendo capacitados, para que nossa atuação seja feita da forma mais assertiva possível. Os membros do conselho estão empenhados em desenvolver um trabalho que resulte na melhoria das políticas de saúde do município. Muito importante essa iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde em reunir um time de especialistas e ofertar essa capacitação para os conselheiros”, destaca a presidente do Conselho Municipal de Saúde de Timon.

O curso é dividido em cinco módulos. Veja a programação:

29 e 30/08/23 Módulo 1 – Princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e legislação- Dra. Sheylla Maranhão – COSEMS-PI

05/09/23 Módulo 2 – Gestão do SUS – Dra. Acilinara Moura

06/09/23 Módulo 3 – Controle Social no SUS- Rita Porto

12/09/23 Módulo 4 – Proposta Orçamentária- Prof. Francisco Canindé – SEMPLAN

13/09/23 Módulo 5 – Funcionamento dos processos de trabalho e serviços na SEMS – Prof. Dr. Manoel Eulálio (UESPI) e Leonardo Davis – SEMS

(Assessoria)

quarta-feira, 30 de agosto de 2023 às 18:15

Assembleia lança 'Frente Parlamentar em Defesa da Canabis Sativa'

De acordo com o deputado Rafael, autor da proposta de criação do fórum de debate, o objetivo é ampliar a discussão do uso de medicamentos à base de Canabidiol e Tetradidrocanabinol

A Assembleia Legislativa lançou, na tarde desta quarta-feira (30), no auditório Neiva Moreira, do Complexo de Comunicação, a Frente Parlamentar em Defesa da Cannabis Medicinal e Cânhamo Industrial. O evento foi comandado pelo deputado Rafael (PSB) e contou com a presença do deputado Júlio Mendonça (PCdoB), representantes de entidades governamentais e não governamentais, de instituições e da sociedade civil.

De acordo com Rafael, autor da proposta de criação do fórum de debate, o objetivo é ampliar a discussão do uso de medicamentos à base de Canabidiol (CBD) e Tetradidrocanabinol (THC), cujas pesquisa e aplicações direcionam para bons resultados no que se refere ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), ansiedade, esclerose lateral amiotrófica, epilepsia, dores crônicas, dentre outras doenças.

O depurado Rafael esclareceu que já tramitam na Assembleia várias propostas de projetos de lei de regulamentação da matéria, sendo o primeiro de sua autoria e os outros apresentados pelos deputados Carlos Lula (PSB) e Andrea Resende (PSB). “Vamos fazer o debate e formataremos um projeto substitutivo que contemple todas as propostas e, até o final de setembro deste ano, levaremos a matéria à apreciação do Plenário desta Casa. Para tanto, esperamos contar com a contribuição de todos que integram esse fórum de debate”, complementou.

O deputado Júlio Mendonça ressaltou que a Assembeleia não pode se emitir em debater essa termática. "Como presidente da Comissão de Meio Ambiente, estams à disposição para contribuir no processo de formatação do projeto de lei que regulamentará a matéria". 

Relevância

Patrícia Vilela Marino ressaltou a importância da criação da Frente Parlamentar em Defesa da Cannabis Medicinal e Cânhamo Industrial no Estado do Maranhão. “Essa é uma temática humanitária, que também tem um aspecto econômico e social de reparação de dano. Isso começa no sofrimento de mães, pais e familiares que perdiam seus parentes por não poderem ter um tratamento apropriado às suas enfermidades. Esperamos que essa pauta possa ser compreendida por nossos legisladores”, destacou.

O defensor público Vinicius Goulart parabenizou a Assembleia pelo lançamento da Frente Parlamentar. “É um tema muito atual e recorrente no nosso cotidiano de trabalho. Recebemos, diariamente, demandas de pessoas que precisam desse tratamento alternativo. Já existe uma vasta evidência de eficácia científica ao uso desses medicamentos. É de fundamental importância que os legisladores maranhenses regulem essa matéria”, frisou.

A médica Thais Vasconcelos fez um comentário sobre a importância da instalação do fórum parlamentar de debate. “Já temos benefícios bem estudados sob o uso da cannabis como, por exemplo, epilepsia refratária nas crianças, pacientes oncológicos, tanto em cuidados paliativos como ainda em tratamento, pacientes com quadro de dor crônica, etc. Ainda temos muito preconceitos a superar no debate dessa temática. Mas estamos avançando e o Maranhão é exemplo disso”, assinalou.

Mesa dos trabalhos

Participaram os deputados Rafael e Júlio Menonça; o defensor público da Saúde, Idoso e Pessoas com Deficiência, Vinicius Goulart; o diretor do Centro de Inovação e Empreendedorismo da Universalidade Estadual do Maranhão (Uema), Antônio Roberto; a presidente do Instituto Humanitas 360 (SP), Patrícia Vilela Marino; o diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), Cristiano Capovilla; e a médica cirurgiã Thais Vasconcelos.

(Assessoria)

CMDCA e Ministério Público definem locais de votação das eleições para o Conselho Tutelar

No dia 01 de outubro, será realizado, em todo Brasil, o processo de escolha dos novos membros dos Conselhos Tutelares de cada município. O voto é facultativo, mas a causa é muito importante. Os conselheiros tutelares têm um papel essencial na proteção e promoção dos direitos das crianças e adolescentes. Por isso, a importância do voto.

Todo o processo para definição de locais de votação e trâmites do pleito são realizado, seguindo as resoluções do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda). O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) realiza as eleições sob a fiscalização e acompanhamento do Ministério Público (MP). No dia 24 de agosto, foi a última reunião entre os representantes da Comissão Organizadora, candidatos a conselheiros tutelares e o MP, antes da divulgação dos locais de votação.

“Na última reunião para as definições finais sobre o processo, por uma solicitação dos próprios conselheiros junto ao MP, mudamos dois locais de votação. Onde a escola Padre Delfino que estava na área I passou a compor a área II e a escola Jacira que estava na área II passou para a área I. Houve apenas essa troca e hoje estamos divulgando estes locais para que a população possa votar, o que é de extrema importância”, explica.

A Prefeitura de Timon garante todo o suporte logístico da eleição e divulgação. Para votar, basta ser maior de 16 anos, estar em dia com as obrigações eleitorais, com título de eleitor e domicílio eleitoral de Timon; e apresentar a identidade ou outro documento com foto.

Confira abaixo os locais de votação


(Assessoria)

Policiais militares da reserva do Maranhão podem atuar em atividades temporárias

Para o STF, a realização de tarefas por prazo certo não viola a proibição constitucional de acúmulo de cargos públicos

Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou constitucional norma do Estado do Maranhão que prevê o aproveitamento de policiais militares da reserva para tarefas por prazo certo. A decisão foi tomada na sessão virtual finalizada em 21/8, no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 3663.

Segundo a Lei estadual 6.839/1996, os oficiais da reserva podem ser designados para comissões de estudos ou grupos de trabalho em atividades de planejamento administrativo e setorial e para assessorar atividades especializadas. Já os praças podem atuar no suporte das tarefas dos oficiais e na segurança patrimonial em órgãos públicos.

Exercício transitório

Para o relator, ministro Dias Toffoli, não há incompatibilidade entre o instituto militar da prestação de tarefa por tempo certo e a regra constitucional da não acumulação de cargos públicos. Ele explicou que, no caso, não há novo vínculo jurídico com a administração, mas um exercício atípico, voluntário e transitório de atribuições propriamente militares, sem o provimento de cargo efetivo ou de cargo em comissão.

Tarefa por tempo certo

O ministro verificou ainda semelhança entre a regra maranhense e o instituto da Prestação de Tarefa por Tempo Certo (PTTC), existente na legislação militar federal. Ele é referido expressamente no Estatuto dos Militares (Lei 6.880/1980) e, atualmente, está disciplinado pelo Decreto 10.973/2022.

Segurança pública regionais

Segundo Toffoli, o instituto, próprio das Forças Armadas, acabou sendo adotado pelas Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares dos estados e do Distrito Federal, para fazer frente às necessidades regionais de segurança pública.

Potencialidades dos inativos

Por fim, na avaliação do relator, essa prestação visa ao aproveitamento das habilidades e conhecimentos dos militares inativos, que podem, circunstancialmente, a carência de pessoal na organização militar. As informações são do STF.

terça-feira, 29 de agosto de 2023 às 19:46

Cofres municipais recebem quase R$ 3 bi de FPM nesta-quarta-feira (30)

Terceiro FPM de agosto será repassado nesta quarta-feira; o mês fecha negativo
O Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de agosto fecha com redução de quase 8%. A terceira e última transferência do mês entrará nas contas das prefeituras na quarta-feira, 30 de agosto. A previsão da Confederação Nacional de Municípios (CNM) para o terceiro decêndio é de R$ 3.739.591.412,20 ou 2.991.673.129,76, com a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Com base nos dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) sobre a arrecadação do Imposto de Renda e do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IR e IPI), entre os dias 11 e 20, a CNM calcula o valor do FPM de agosto de R$ 12,4 bilhões. Ano passado o oitavo mês do ano somou 13,5 bilhões. Mesmo com o segundo e o terceiro repasses maiores que 2022 (39,51% e 7,8%), o mês fecha negativo e acirra a crise dos Entes municipais. 

Vale lembrar que a primeira parcela de agosto foi 23,65% menor. E quando o valor do repasse é deflacionado, desconsiderada a inflação do período, o último repasse do mês apresenta crescimento menor (3,74%) e a redução do mês aumenta para 11,70%, em comparação com o mesmo período de 2022. Entre janeiro e agosto, o FPM somou R$ 121 bilhões. "Ao desconsiderar o comportamento da inflação, o FPM acumulado em 2023 apresenta queda de 0,13%", destaca o levantamento da CNM. 

Ainda segundo o levantamento da entidade, a expectativa do Fundo para os próximos dois meses é de crescimento contido, máxima de 5%, em relação ao mesmo período de 2022. Para amenizar a crise dos Entes municipais, a Confederação tem trabalhado para aprovar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 25/2022, que institui o adicional de 1,5% do FPM no mês de março. Se a matéria for aprovada este semestre, os gestores locais poderão contar com recursos adicionais em março de 2024.

(Da Agência CNM de Notícias)

Operação Cadastrados: FTSP/PI combate organizações criminosas no Piauí

A Operação Cadastrados foi deflagrada na região norte do Estado

A Força Tarefa de Segurança Pública no Piauí (FTSP01-PHB/PI) deflagrou, na manhã desta terça-feira (29/8), a Operação Cadastrados, com objetivo de combater organizações criminosas na região norte do estado do Piauí.

Mais de 100 policiais cumpriram, nas cidades de Parnaíba/PI, Luís Correia/PI, Cocal/PI e Luzilândia/PI, 38 mandados judiciais, sendo 17 de prisão e 21 de busca e apreensão, todos expedidos pelo Juízo da 2ª Vara Criminal de Parnaíba/PI.

A investigação realizada no âmbito da FTSP PHB apura a atuação de grupo criminoso na venda de entorpecentes, armas e envolvimento em crimes violentos como roubos e homicídios na região litorânea do estado.

A ação policial segue um dos eixos de trabalho da FTSP PHB, que é o cumprimento de ordens de prisão expedidas em desfavor de investigados e de condenados envolvidos com organizações criminosas que praticam crimes violentos.

A FTSP-PHB é composta pela Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal e Polícia Rodoviária Federal, e teve o apoio da Força Estadual Integrada de Segurança Pública do Piauí (FEISP/PI).

O nome da operação - Cadastrados - faz alusão a diversos indivíduos que foram identificados como integrantes de organização criminosa em atuação no litoral do Piauí.

Denúncias sobre atuação de facções criminosas, foragidos da Justiça, tráfico de drogas e outros crimes podem ser encaminhadas, de forma anônima, ao endereço eletrônico: http://bit.ly/denunciapcphb. As informações são da PF.

Prefeitura de Timon promove feira para comercialização dos produtos do Projeto Qualificar

Na próxima quinta-feira (31), os alunos do Projeto Qualificar terão uma importante oportunidade. A Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), promoverá a 1ª Feira Qualificar. Os produtos comercializados serão todos produzidos pelos alunos formados nos cursos de macramê, artes em E.V.A, trufas de chocolate, bolsas e necessaires.

A feira será na Ceasa de Timon, a partir das 8h. “É uma importante oportunidade de divulgar os trabalhos e ainda arrecadar uma renda extra com a venda da produção. O Qualificar é exatamente essa fábrica de novas possibilidades, muitas pessoas hoje usam o que aprenderam no curso como fonte de renda”, afirma Marcus Vinicius Cabral, secretário municipal de desenvolvimento social.

(Assessoria)

PL Mulher de Timon organiza mutirão de doação de sangue

O PL Mulher do município de Timon realizou no último sábado, 26, um mutirão de doação de sangue, que contou com a solidariedade de mulheres e homens timonense que se reuniram para prestar esse gesto de amor ao próximo, que é o ato de doar sangue.

O evento foi realizado por meio de parceria entre o PL mulher Timon, presidido por Thirza Sousa, o PL Timon, presidido por Henrique Júnior, e o Hemopi. A concentração teve início na sede do PL em Timon, que foi o ponto de partida de todos os voluntários, que se dirigiram até a sede do Hemopi, em Teresina. 

A presidente do PL mulher, Thirza Sousa, destacou a importância do movimento pelo incentivo da doação de sangue. “Nesse momento, muitas pessoas precisam da nossa sensibilidade e principalmente da nossa empatia. Nosso evento, antes de tudo, é um ato de amor, onde nos colocamos no lugar do outro e temos a coragem e a iniciativa de ajudar a quem precisa”, pontuou.

Thirza Sousa reforçou ainda que “doar sangue é doar vida”, e que qualquer pessoa pode precisar da doação de sangue em algum momento, por isso é importante campanhas como essa para encorajar mais pessoas a realizarem esse ato de amor.

“Essa foi uma belíssima iniciativa do PL Muher de Timon, na pessoa de nossa presidente Thirza Sousa. Parabenizo o PL Mulher de Timon e nossa presidente pela iniciativa e consciência da importância da doação de sangue”, destacou Henrique Júnior.

segunda-feira, 28 de agosto de 2023 às 08:25

Final do Canta Timon Kids promete encantar público

A espera está chegando ao fim para os amantes da música e os entusiastas do talento infantil em Timon. A tão aguardada final do Canta Timon Kids está marcada para a próxima segunda-feira, dia 28 de agosto, às 19h, no Complexo Cultural. O evento promete uma noite de entretenimento inesquecível, protagonizada pelos jovens artistas locais que chegaram à reta final.

A jornada até aqui tem sido marcada por dedicação, treinamento e um desejo ardente de compartilhar seus dons com o público. O evento já se consagrou como uma celebração do potencial ilimitado das crianças e uma oportunidade de apoiar jovens talentos em sua jornada artística. E, a plateia terá a chance de testemunhar o crescimento e a confiança desses artistas.

Além das apresentações emocionantes das finalistas, os espectadores também terão Mavi Meneses, a grande vencedora do Timon Kids 2022.

CONFIRA AQUI OS FINALISTAS DO CANTA TIMON KIDS-

1. THALITARAVENA(GOSPEL)

2. MARIAHELOYSA(POPULAR)

3. ANABEATRIZ(GOSPEL)

4. RAFAELMONTEIRO(POPULAR)

5. MARIACLARAENEANDEARA(POPULAR)

6. LÍVINNEESTER(GOSPEL)

7. ANASOFIA(GOSPEL)

8. VALÉRIAREBECA(GOSPEL)

9. MARIAJENNIFER(POPULAR)

10.ANGELA EMANUELE (POPULAR)

11.MARIA SOPHIA (POPULAR)

12.PRISCILA GABRIELLY (GOSPEL)

(Assessoria)

domingo, 27 de agosto de 2023 às 16:06

Governador Carlos Brandão divulga data de pagamento dos servidores

O governador Carlos Brandão usou suas redes sociais para anunciar que o pagamento dos servidores públicos do Maranhão, referente ao mês agosto, será realizado na próxima terça-feira (29).

A informação foi postada em sua conta oficial no Twitter. "Informo que o pagamento dos servidores públicos estaduais, referente ao mês de agosto, será realizado nesta terça-feira (29).", publicou o governador.

O governo do Maranhão continua cumprindo a meta de pagar os salários sem atraso, honrando o compromisso fiscal da gestão com as contas públicas e os servidores. ‎

sábado, 26 de agosto de 2023 às 13:44

Fórum propõe aumento do faturamento do MEI para RS 144,9 mil

Proposta debatida no Fórum de Micro e Pequenas Empresas, nesta quinta-feira (24), também inclui “rampa de transição” de MEI para microempresa

O Comitê Técnico do Microempreendedor Individual (MEI), do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, aprovou nesta quinta-feira (24) uma proposta de ampliação do limite de faturamento do Microempreendedor Individual (MEI) para R$ 144,9 mil e a criação de uma "rampa de transição" gradual para que os negócios que ampliarem o faturamento possam se adaptar às regras na mudança de MEI para Microempresa (ME).  A proposta segue para avaliação no Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e outros órgãos governamentais envolvidos.  

Com o aumento do limite de faturamento, a proposta do Fórum cria uma nova faixa de alíquota do Simples Nacional para o MEI. Seguindo a regra atual, o microempreendedor com faturamento até R$ 81 mil, teto atual, continuará pagando um valor fixo de 5% do salário mínimo. O novo texto propõe a criação de uma faixa para MEIs que faturam de R$ 81 mil a R$144.912, que terá uma alíquota de R$ 181,14. Este valor representa 1,5% de R$ 12.076,00, que corresponde ao teto mensal de faturamento proposto para os MEIs (R$ 144.912/12 meses). Projeto de Lei em tramitação na Câmara dos Deputados propõe a ampliação para R$ 130 mil.

Com o aumento do teto do faturamento, há 470 mil empresas com potencial para se transformarem em MEI, de acordo com nota técnica do Fórum Atualmente, há 15,4 milhões de registros de MEIs.

Na reunião do Fórum das MPE, diretora de Artesanato e Microempreendedor Individual, Raissa Rossiter, explicou que a proposta de aperfeiçoamento da Lei 123/2006, que criou o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, busca facilitar o caminho das empresas que estão crescendo. “É preciso ter mecanismos de aperfeiçoamento da lei para que o MEI se sinta seguro para crescer e fazer essa transição”, destacou a diretora.

Rampa de transição

Além da nova faixa de faturamento, o Fórum também propõe a criação da chamada "rampa de transição”, para o empreendedor ter tempo de se adaptar às mudanças tributárias e operacionais quando passam de MEI para ME. O microempresário que exceder o teto do faturamento em até 20% terá um prazo de 180 dias para fazer os ajustes necessários.

Nesse período, o empresário não precisa de emitir nota fiscal para todas as vendas, contratar contador e realizar ajustes na Junta Comercial. De acordo com Rossiter, o prazo vai permitir que os MEIs avaliem se aquele período de faturamento acima do limite representa de fato uma mudança no perfil da empresa ou se é apenas um pico de vendas, por exemplo.

No caso de faturamento acima de 20% do limite, continua a regra que determina que o empresário deve se desenquadrar do MEI. No entanto, a proposta indica uma mudança importante ao eliminar a retroatividade na transição do regime tributário.

Atualmente, nesses casos, os impostos serão retroativos a janeiro do ano em que ocorreu a ultrapassagem. “Se o microempresário ultrapassar o limite em novembro, ele tem que recolher tributos do ano inteiro. O que queremos é que seja proporcional, para que o MEI possa se organizar e fazer a transição, sem impactar negativamente no seu negócio”, explicou a diretora Raissa Rossiter. As informações são da Agência Brasil.

sexta-feira, 25 de agosto de 2023 às 18:26

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara

Casa terá até junho de 2025 para fazer distribuição de vagas

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do atual número de cadeiras de deputados de cada estado.

Até o momento, o placar de votação é de 7 votos a 0 pela determinação. O julgamento ocorre no plenário virtual, modalidade na qual os ministros inserem os votos no sistema eletrônico e não há deliberação presencial. A sessão será encerrada às 23h59. 

Com a decisão, a Casa terá até 30 de junho de 2025 para realizar a distribuição das vagas. Se a Câmara não fizer o recálculo, caberá ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinar, até 1º de outubro de 2025, o número de deputados federais de cada estado e do Distrito Federal para a legislatura de 2027. 

A questão é decidida a partir de uma ação protocolada pelo estado do Pará, em 2017. Segundo a procuradoria do Pará, uma lei de 1993 estabeleceu o número mínimo de 8 e máximo de 70 deputados, mas a falta de regulamentação de uma lei complementar impede a atualização do número de representantes de cada estado conforme as mudanças demográficas. 

O Pará espera ganhar mais quatro vagas com o recálculo. Atualmente, a bancada do estado é de 18 deputados. 

A maioria do STF segue voto proferido pelo ministro Luiz Fux, que declarou omissão do Congresso na aprovação da lei para atualizar as bancadas. O novo número deverá ser baseado no Censo de 2022.

“A omissão legislativa identificada no caso concreto gera um evidente mau funcionamento do sistema democrático, relacionado à subrepresentação das populações de alguns estados na Câmara dos Deputados em grau não admitido pela Constituição”, argumentou Fux. 

O voto foi seguido pelos ministros Cristiano Zanin, Edson Fachin, Gilmar Mendes, Rosa Weber, Cármen Lúcia e Alexandre de Moraes. As informações são da Agência Brasil.

quinta-feira, 24 de agosto de 2023 às 21:11

STF tem cinco votos para afastar criminalização do porte de maconha para consumo próprio

O julgamento foi suspenso por pedido de vista do ministro André Mendonça

Pedido de vista do ministro André Mendonça suspendeu o julgamento, pelo Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), do Recurso Extraordinário (RE) 635659, com repercussão geral (Tema 506), em que se discute a descriminalização do porte de drogas para consumo próprio. Até o momento, há cinco votos pela inconstitucionalidade da criminalização do porte de maconha para consumo próprio e um voto que considera válida a previsão do artigo 28 da Lei de Drogas (Lei 11.343/2006).

Na sessão desta quinta-feira (24), o relator do recurso, ministro Gilmar Mendes, reajustou seu voto, que descriminalizava todas as drogas para uso próprio, para restringir a declaração de inconstitucionalidade às apreensões de maconha. Ele incorporou os parâmetros sugeridos pelo ministro Alexandre de Moraes, no sentido de presumir como usuárias as pessoas flagradas com 25g a 60g de maconha ou que tenham seis plantas fêmeas.

Autonomia

Ao acompanhar esse entendimento, a presidente do Supremo, ministra Rosa Weber, afirmou que a criminalização da conduta é desproporcional, por atingir de forma veemente a autonomia privada. A seu ver, a mera tipificação como crime do porte para consumo pessoal potencializa o estigma que recai sobre o usuário e acaba por aniquilar os efeitos pretendidos pela lei em relação ao atendimento, ao tratamento e à reinserção econômica e social de usuários e dependentes. “Essa incongruência normativa, alinhada à ausência de objetividade para diferenciar usuário de traficante, fomenta a condenação de usuários como se traficantes fossem”, disse.

Divergência

O ministro Cristiano Zanin reconhece discrepâncias na aplicação judicial do artigo 28, que leva ao encarceramento em massa de pessoas pobres, negras e de baixa escolarização. Contudo, entende que a mera descriminalização contraria a razão de ser da lei, pois contribuirá para agravar problemas de saúde relacionados ao vício.

De acordo com o ministro, a declaração da inconstitucionalidade do dispositivo retiraria do mundo jurídico os únicos parâmetros objetivos existentes para diferenciar usuário do traficante. Ele sugeriu, contudo, a fixação, como parâmetro adicional para configuração de usuário da substância, a quantidade de 25 gramas ou seis plantas fêmeas. As informações são do STF.

Farmácias públicas vão divulgar estoques de medicamentos na internet

Uma nova lei publicada, nesta quinta-feira (24) no Diário Oficial da União, determina que as farmácias públicas do Sistema Único de Saúde (SUS) passam a ter a obrigação de disponibilizar na internet os estoques de medicamentos. A medida foi sancionada e entrará em vigor em janeiro de 2024.

O dispositivo alterou a Lei Orgânica da Saúde, de 1990, que trata da promoção e do funcionamento dos serviços do setor. O texto adicionou ao campo de atuação do SUS, descrito na lei, a obrigatoriedade de “disponibilizar nas respectivas páginas eletrônicas na internet os estoques de medicamentos das farmácias públicas que estiverem sob sua gestão, com atualização quinzenal, de forma acessível ao cidadão comum”.

A proposta original foi apresentada pelo ex-deputado federal Eduardo Cury (PSDB-SP), em 2019, inspirada em uma iniciativa da Prefeitura Municipal de São José dos Campos, em São Paulo. Segundo ele, a divulgação dos estoques, além de melhor gestão na aquisição dos medicamentos, evitará o deslocamento desnecessário de pacientes. “Os pacientes perdem tempo e dinheiro nas visitas constantes às farmácias e não conseguem obter o remédio indicado, o que é, no fim das contas, um enorme desrespeito com os usuários da rede pública de saúde.”

Atualmente, o Ministério da Saúde já disponibiliza lista mais simplificada para o programa Farmácia Popular do Brasil, que faz parceria com a rede privada de drogarias. Nela aparecem os tipos de medicação voltados à atenção primária à saúde, que podem ser retirados nessa rede, mas as quantidades disponíveis não são informadas e não há atualização frequente.

Além das farmácias populares, também são geridas pelo SUS as farmácias hospitalares, as especializadas, que mantém medicamentos de alto custo, e as farmácias das unidades básicas de Saúde. As informações são da Agência Brasil.

Deputado Rafael destaca investimentos nas áreas de turismo e segurança no Maranhão

Ele abordou a visita de equipe da Unesco a Barreirinhas, em etapa do processo que visa tornar os Lençóis Maranhenses Patrimônio Natural da Humanidade

Na sessão plenária desta quinta-feira (24), o deputado Rafael (PSB) destacou ações voltadas ao turismo internacional no Maranhão e destacou a visita de uma equipe da Unesco a Barreirinhas, para mais uma etapa do processo que objetiva tornar os Lençóis Maranhenses Patrimônio Natural da Humanidade.

“Esperamos que com esse reconhecimento internacional Barreirinhas se consolide como, de fato, um Patrimônio Natural da Humanidade. E isso irá elevar a cidade de Barreirinhas a outro patamar. Vale ressaltar que é obrigação de todos nós, maranhenses, principalmente os desta Casa, garantirmos a sua preservação”, disse.

Rafael também aproveitou a oportunidade para falar da visita do ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), ao Maranhão nesta sexta-feira (25), quando será feito repasse de recursos para os municípios do estado.

Ainda segundo Rafael, durante a agenda, será assinado documento para a implantação de programa de ação na área da segurança pública, assinatura de convênio com os municípios para o repasse de recursos ao programa Escola Segura e assinatura do termo de adesão ao Acordo de Cooperação Técnica para implantação da Casa da Mulher Brasileira, em Pinheiro.

“São investimentos do Ministério da Justiça diretamente na Segurança Pública. Uma área muito sensível a todo o país e, principalmente, ao Maranhão”, destacou. 

(Assessoria)

Eleitores vão às urnas em outubro para eleger conselheiros tutelares

No dia 1º de outubro, a população brasileira vai às urnas para escolher os conselheiros tutelares. Responsáveis por garantir a preservação dos direitos das crianças e dos adolescentes, eles são escolhidos por votação popular a cada quatro anos, sempre no primeiro domingo do mês de outubro do ano subsequente ao do pleito presidencial. A votação para os representantes dos Conselhos Tutelares será realizada, pela primeira vez, com urnas eletrônicas em todo o território nacional.

Isso será feito por meio da chamada eleição parametrizada ou comunitária, como também é conhecida. O termo refere-se a um pleito não oficial de instituições públicas ou particulares com a utilização, a título de empréstimo, do sistema eletrônico de votação, composto por urnas eletrônicas e respectivos programas. Em anos anteriores, alguns tribunais regionais eleitorais (TREs) apoiaram as eleições para a escolha dos conselheiros tutelares dos municípios, mas esta será a primeira vez que todos os TREs estarão envolvidos na ação.

Para explicar melhor a iniciativa, o Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na internet publicará, até a data do pleito, uma série de matérias especiais sobre o assunto.

Normatização

Regulado pela Resolução TSE nº 23.719/2023, o apoio da Justiça Eleitoral ao processo de eleição para o Conselhos Tutelares prevê o empréstimo e a preparação de urnas eletrônicas, o treinamento das pessoas que comporão as mesas receptoras de votos, a prestação de suporte técnico ao voto informatizado, a definição dos locais de votação e a cessão das listas de eleitores, mediante solicitação prévia dos municípios. A sessão do TSE que aprovou a resolução, realizada no dia 13 de junho, foi inclusive acompanhada pelo ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDH), Silvio Almeida.

Na ocasião, o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, lembrou que a população ainda tem baixa participação na escolha dos conselheiros tutelares, que é facultativa. Entretanto, “o apoio da Justiça Eleitoral aumentará essa participação e será um modelo para as eleições seguintes”. “É um passo enorme no fortalecimento dos conselhos tutelares e à rede de proteção das crianças e dos adolescentes”, afirmou Moraes.

Por sua vez, o ministro Silvio Almeida destacou que o apoio da Justiça Eleitoral dará credibilidade e maior organização ao processo de eleições para os conselhos. "Com maior participação social, transparência e democracia, cada município vai escolher pessoas mais comprometidas para zelar pelos direitos das crianças e adolescentes” disse.

Competências

A organização das eleições, assim como a totalização dos votos, é de responsabilidade dos respectivos conselhos tutelares. Conforme estabelece o artigo 139 da Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente), compete ao Ministério Público fiscalizar esses pleitos. Vale destacar que o voto é facultativo para essa eleição, e que quem estava em dia com a Justiça Eleitoral até o dia 3 de julho de 2023 poderá exercer esse direito.

Parceria

O empréstimo de urnas eletrônicas não é uma novidade. Desde 1997, a Justiça Eleitoral disponibiliza os equipamentos, bem como dá apoio e suporte para que entidades públicas organizadas e instituições de ensino possam realizar seus pleitos com um sistema de eleição comprovadamente rápido, seguro e imune a fraudes. A iniciativa é regulamentada pela Resolução TSE nº 22.685/2007. As informações são do TSE.

Timon: CIMU faz novo chamamento para empresas de transporte coletivo

O Consórcio Intermunicipal de Mobilidade Urbana (CIMU), autorizou a repetição do edital de chamamento público para a prestação de serviços regulares de transporte rodoviário semiurbano interestadual de passageiros, entre localidades de Timon (MA) e Teresina (PI).

A medida vem em caráter excepcional e tem prazo até a finalização do processo licitatório que deve regularizar definitivamente a situação.

“Essa é a quarta vez que fazemos esse chamamento público com o objetivo de atrair empresas que possam assumir as linhas que ficaram sem a cobertura do transporte após a falência da empresa Dois Irmãos”, destaca o diretor do CIMU, João Batista Pontes.

Os representantes legais das empresas interessadas podem ter acesso ao edital na Coordenação Geral de Controle de Licitações, situada na sede da Prefeitura de Timon, centro da cidade. O edital pode ser solicitado ainda através do e-mail licitacao@timon.ma.gov.br

Os documentos exigidos devem ser entregues até o dia  25 de setembro deste ano na própria coordenação de licitações prefeitura. O órgão fica aberto para atendimento ao público das 07:30h às 13:30h de segunda a sexta-feira.

(Assessoria)

Operação Varredura: PF combate desvio de recursos públicos no interior do PI

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (24/8), a operação Varredura, com o objetivo de apurar suspeita de manipulação ilegal de procedimentos licitatórios relacionados a contratação de serviço de limpeza urbana e terceirização de mão-de-obra pela Prefeitura Municipal de Porto/PI.

A operação contou com a participação de cerca de 30 policiais federais, responsáveis pelo cumprimento de sete mandados de busca e apreensão em endereços vinculados aos investigados, dentre eles órgãos públicos, residências e a empresa vencedora das licitações. As ordens foram expedidas pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região e estão sendo cumpridas nas cidades de Teresina/PI e Porto/PI.

A investigação teve início a partir dos resultados de auditoria externa e processo de avaliação de contas da gestão municipal, documentados em relatório encaminhado pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI), que identificaram a existência de indícios de fraude e direcionamento das contratações em benefício da empresa que se sagrou vencedora das disputas públicas.

Foram encontradas uma série de irregularidades em contratos e aditivos celebrados pelo ente municipal para prestação de serviços de limpeza pública e coleta de lixo, no valor pactuado inicial estimado em R$ 690mil, e para fornecimento de mão-de-obra em serviços comuns, no montante de R$ 3,3mi, pagos com recursos públicos do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) e FNS (Fundo Nacional de Saúde).

O objetivo da Operação é interromper a prática criminosa, coletar provas para reforçar a tese investigativa e identificar outros servidores públicos ou particulares envolvidos no esquema, bem como recuperar bens e ativos adquiridos com os recursos desviados da Saúde e Educação.

Os crimes apurados são de fraude à licitação na modalidade frustração do caráter competitivo, crime de responsabilidade, falsidade ideológica e uso de documento falso. As informações são da PF.

quarta-feira, 23 de agosto de 2023 às 18:25

Deputado Rafael repercute participação no Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas

Na sessão, o parlamentar defendeu a implantação de um órgão gestor de recursos hídricos no Maranhão. Disse ainda que esta é uma pauta que tem abordado frequentemente na Assembleia

O deputado Rafael (PSB) repercutiu, na sessão desta quarta-feira (23)), a sua participação no Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, realizado pelo Fórum Nacional de Comitê de Bacias Hidrográficas, realizado de 21 a 25 deste mês, em Natal (RN). O parlamentar defendeu a implantação de um órgão gestor de recursos hídricos no Maranhão, ao anunciar que vai prestigiar, no próximo dia 31, em Teresina, o seminário de eleição do Comitê da Bacia do Rio Parnaíba.

“Desde que entramos na Assembleia, temos abordado essa pauta, que é a luta pela implementação dos Comitês de Bacias Hidrográficas com representantes da sociedade civil. Avançamos, nos últimos anos, saímos de apenas dois para sete Comitês de Bacias, o que já foi um avanço extraordinário. E caminhamos para realizar, no próximo mês, uma plenária do Fórum Estadual de Comitê de Bacias e dar posse às diretorias dos comitês recém-criados”, disse.

O deputado afirmou, ainda, que quatro comitês farão os atos de posse no dia 4 de setembro e que a eleição para o Comitê de Itapecuru será dia 1º de setembro.

“O Comitê é o parlamento das águas, é um órgão gestor que envolve sociedade civil, poder público e usuários. É o órgão para dirimir os conflitos existentes nas bacias hidrográficas do nosso estado”, explicou.

Órgão gestor

Deputado Rafael pediu que o Maranhão implemente com urgência um órgão gestor de Recursos Hídricos, como já tem nos estados do Ceará, Piauí e Pernambuco.

“É uma iniciativa necessária porque, ou se gerencia a água de forma racional ou sofreremos as consequências catastróficas inerentes à falta do produto mais importante do planeta Terra”, acrescentou.

De acordo com o parlamentar, a Secretaria de Meio Ambiente do Estado (Sema) conseguiu concluir o seu Plano Estadual de Recursos Hídricos, mas que é preciso fazer os planos das bacias hidrográficas, além de efetivar a lei complementar que define as outras regiões hidrográficas do Maranhão.

“A Comissão de Meio Ambiente desta Casa, vai dar esse suporte, mas é importante que o órgão gestor, que é o Poder Executivo, também tome para si a responsabilidade de avançar na criação deste órgão gestor de política e recursos hídricos do Maranhão”, concluiu.

(Assessoria)

Prefeitura de Timon abastece estoque de medicamentos de UBSs do município

A Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está reabastecendo os estoques de medicamentos essenciais em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.

O objetivo é suprir as necessidades de dispensação de medicamentos das 59 equipes de Estratégia de Saúde da Família de Timon. Entre as medicações repostas estão remédios para gestantes, usuários com diabetes, hipertensão, além de antibióticos, antialérgicos, antifúngicos, vitaminas, entre outros.

Na manhã desta quarta-feira (23), o secretário municipal de Saúde, Márcio Sá, e a coordenadora da Atenção Primária à Saúde, Maria José Araújo Torres, acompanharam o reabastecimento da UBS Parque Piauí.

“A prefeita Dinair Veloso não tem medido esforços para avançar na nossa sáude.Estamos trabalhando a cada dia para fortalecer nossa Atenção Primária, que é a porta de entrada para os serviço da saúde. Ainda ontem (22), iniciamos a reabastecimento de medicamentos nas UBSs e continuamos a distribuição por toda a semana. Os medicamentos serão dispensados pelas 59 equipes da Estratégia de Saúde da Família”, destaca o secretário Márcio Sá.

A coordenadora da Atenção Primária à Saúde, Maria José Araújo, ressalta que está em constante trabalho para ouvir e atender as demandas das UBSs.

“Estamos felizes em reabastecer as UBSs, pois os medicamentos visam a promoção e recuperação da saúde de cada usuário”, ressalta Maria José, a Mazé da Saúde.

(Assessoria)

PF deflagra operação Polígono V para combater o cultivo de drogas no MA

Polícia Federal e Centro Tático Aéreo já erradicaram quase 15 mil pés de cannabis sativa

A Polícia Federal iniciou no último doming (20/8), a operação Polígono V, visando erradicar o cultivo ilícito de entorpecentes nas áreas de Centro Novo/MA e imediações.

A operação está ocorrendo com apoio do CTA (Centro Tático Aéreo) da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão. Ao todo estão participando da missão 50 policiais federais e 13 operadores do CTA.

Até o momento, quase 15 mil pés de cannabis sativa foram erradicados. A operação continua pelos próximos dias. Espera-se, com a ação, combater o tráfico de drogas na região, bem como destruir as áreas de cultivo ilícito e demais apetrechos utilizados no plantio. As informações são da PF.

Prefeitos e prefeitas maranhenses unem forças contra redução de repasses do FPM e aderem à paralisação nacional

Prefeitos e prefeitas maranhenses se reuniram nesta terça-feira (22), na sede da Federação dos Municípios do Maranhão (FAMEM), em São Luís, para discutir medidas em resposta à redução dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Por votação unânime, os gestores municipais decidiram aderir à paralisação nacional que está marcada para o próximo dia 30 de agosto.

Os gestores municipais demonstraram unidade e determinação ao estabelecerem ponto facultativo nesta data, enquanto prometem paralisar todos os serviços que não sejam considerados essenciais. A decisão busca chamar a atenção para a importância dos recursos provenientes do FPM, que são vitais para a manutenção dos serviços públicos municipais.

O presidente da FAMEM, Ivo Rezende, alertou para a gravidade da situação e ressaltou a necessidade de mobilização: "Estamos enfrentando um momento crítico, no qual os municípios têm sido prejudicados pela redução dos repasses do FPM. Esses recursos são fundamentais para garantir o funcionamento de áreas essenciais como saúde, educação e infraestrutura. Nossa união nesse movimento é essencial para sensibilizar as autoridades competentes."

Além da paralisação, os prefeitos e prefeitas maranhenses também anunciaram a articulação para uma reunião a ser agendada no dia 1º de setembro com a presença da bancada federal maranhense. O encontro tem como objetivo discutir estratégias de diálogo com o governo federal e os representantes do estado no Congresso Nacional, buscando soluções que revertam a redução dos repasses do FPM. A mobilização dos gestores municipais do Maranhão reflete a preocupação dos prefeitos e prefeitas em manter a qualidade dos serviços públicos oferecidos à população.

Tribunal reconhece fraude à cota de gênero nas Eleições 2020 em municípios de três estados

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na sessão de julgamentos desta terça-feira (22), reconheceram a fraude à cota de gênero nas Eleições 2020 para a disputa ao cargo de vereador nos municípios de Canápolis (MG), Porto Amazonas (PR) e Teixeira (PB). Nos dois primeiros casos, de relatoria do ministro Floriano de Azevedo Marques, os acórdãos das Cortes Regionais foram reformados. No último, que teve como relator o ministro Benedito Gonçalves, o Plenário do TSE manteve a decisão anterior. 

Nos três julgamentos, os ministros entenderam que houve descumprimento à regra da chamada cota de gênero, prevista na Lei nº 9.504/1997. O artigo 10, parágrafo 3º, estabelece o percentual mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo nas eleições para a Câmara dos Deputados, a Câmara Legislativa, as assembleias legislativas e as câmaras municipais.

Reforma de acórdãos

O primeiro caso trata de fraude à cota de gênero praticada pelo Partido Liberal (PL) ao lançar Elisângela Marques Soares para o cargo de vereador em Canápolis (MG), nas últimas eleições municipais. O reconhecimento da fraude pelo TSE leva à cassação do Demonstrativo de Regularidade dos Atos Partidários (Drap) da legenda e de todos os candidatos a ele vinculados, à anulação dos votos recebidos e à determinação de recálculo dos quocientes eleitoral e partidário. Foi declarada ainda a inelegibilidade da candidata pelo prazo de oito anos.

De acordo com a acusação apresentada em Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije), a candidata não realizou atos de campanha, se contradisse em depoimento sobre a divulgação e afirmou que sequer cadastrou seu endereço eletrônico perante a Justiça Eleitoral, nem abriu conta bancária em seu nome. Há ainda um vídeo divulgado pelo irmão de Elisângela, no qual ele afirma que “ela deu o nome dela pra poder encher o partido”, mas não iria “participar de política”.

O outro acórdão reformado envolve candidatos do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) do município de Porto Amazonas (PR). Na decisão de hoje, o TSE declarou nulos os votos recebidos pela legenda, além de determinar a desconstituição do Drap do partido e a cassação dos diplomas, com o consequente recálculo dos quocientes eleitoral e partidário. A Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (Aime) contra o partido aponta que houve fraude no Drap da legenda, mediante o registro fictício das candidatas Aline Cristini Barbosa e Thalia dos Santos. 

Conforme a acusação, a candidata Thalia dos Santos obteve apenas oito votos, apresentou prestação de contas com valores ínfimos e não possuiu gastos eleitorais. Já a candidata Aline Cristini, além de ter obtido votação ínfima, cursava faculdade em outra cidade, possui parentesco próximo com outro candidato ao mesmo cargo e não realizou gastos de campanha. 

Ao analisar um dos casos, o ministro Floriano de Azevedo afirmou que o TSE tem firmado orientação para que o reenquadramento jurídico das provas delineadas na decisão contestada “não se confunda com reexame do acervo dos autos”, portanto, não esbarra na Súmula 24 do TSE, que impede recurso eleitoral para a simples reanálise do conjunto fático-probatório.

Reafirmação

Já no caso de Teixeira (PB), o Plenário confirmou o acórdão do TRE que reconheceu a fraude à cota de gênero praticada pelo Republicanos nas eleições para vereador. A corte paraibana cassou o Drap do partido relativo ao pleito e impôs a inelegibilidade, por oito anos, às três candidatas fictícias. 

Na Aije, a acusação alegou que Zenilda Vidal Paiva Pinheiro é mãe do candidato a vereador Raoni Vidal de Paiva Pinheiro. Além disso, apesar de ser indicada ao cargo, ela não era filiada à legenda, não participou e nem sequer foi escolhida em convenção partidária. Zenilda teve o registro de candidatura indeferido e foi substituída por Maria Patrícia Ferreira da Silva, que não realizou atos de campanha e obteve apenas três votos. 

Outra candidata, Débora Duarte Gomes, realizou campanha eleitoral para outros e obteve apenas um voto. Assim como Maria Patrícia, ela não apresentou registros de receitas ou despesas na prestação de contas. 

Todos os casos foram aprovados por unanimidade. No recurso eleitoral de Porto Amazonas, contudo, os ministros André Ramos Tavares e Raul Araújo divergiram do relator somente na fundamentação, por considerarem que, a partir do depoimento de testemunhas, Aline Cristini Barbosa não teria envolvimento com a fraude, uma vez que realizou campanha nas ruas e nas redes sociais. As informações são do TSE.

terça-feira, 22 de agosto de 2023 às 22:09

Você sabe quais serviços são oferecidos nos CRAS da sua região?

A Rede de Assistência Social de Timon possui atualmente cinco CRAS mantidos pela Prefeitura de Timon: Cras Cidade Nova, Cras Joaquim Pedreira, Cras Vila João Reis, Cras Parque Piauí e Cras Parque União. Todos eles com serviços gratuitos para a população timonense e com uma equipe pronta para atender de segunda a sexta, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

O Cras oferta o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). No Cras, os cidadãos também são orientados sobre os benefícios assistenciais. Cada unidade é a porta de entrada das famílias em situação de vulnerabilidade e/ou risco social, terem acesso aos direitos e benefícios assistenciais.

Em Timon, os Centros possuem grupos voltados para crianças, idosos, gestantes, jovens e pessoas com deficiência. “A gestão da prefeita Dinair Veloso tem como prioridade o bom atendimento do cidadão timonense em qualquer órgão da rede de atendimento, essa excelência em atender bem e dar acesso às políticas públicas assistenciais é uma missão de todos que trabalham nos Centros, proporcionando um serviço de qualidade”, afirma Marcus Vinicius Cabral, secretário municipal de desenvolvimento social do município.

Atenção! Os CRASs realizam atualização cadastral e desbloqueio do Cadastro Único para recebimento do Bolsa Família e outros benefícios. Os mesmos são interligados diretamente aos sistemas do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), a equipe efetua o processo de acordo com os critérios já pré-definidos pelo Governo Federal. CRAS não realiza bloqueio de benefício, apenas segue o passo a passo do sistema federal para concessão à população seguindo os trâmites específicos para cada situação.

Endereço dos CRAS:

• CRAS Vila João Reis – Rua Dr. João Lula, Nº 3393 (Antiga Rua 20)

• CRAS Parque União – Rua Tenente Antônio Corrêa da Silva, S/N (Rua 100- em frente ao posto do INSS)

• CRAS Parque Piauí – Av. Francisco Vitorino de Assunção (Av. 03), Nº 1126

• CRAS Cidade Nova – Rua das Flores, 187-143- Cidade Nova)

• CRAS Joaquim Pedreira – Rua 01, nº629, Bairro Marimar

(Assessoria)

Schnneyder segue se movimentando rumo às eleições de 2024 em Timon

O suplente de deputado estadual e pré-candidato a prefeito de Timon, Coronel Schnneyder (MDB) 
segue se movimentado para a disputa eleitoral de 2024. Na manhã desta terça-feira (22), Schnneyder teve um encontro com os deputados estaduais Ricardo Arruda (MDB) e Leandro Bello (Podemos) na Assembleia Legislativa do Maranhão, em São Luís.

Em conversa por telefone com o titular do Blog do Eduardo Rêgo na tarde desta terça-feira, Schnneyder agradeceu a recepção dos deputados Ricardo Arruda e Leandro Bello. Mesmo sem dá detalhes sobre a pauta do encontro ocorrido na capital maranhense, Schnneyder afirmou que novidades importantes serão tornadas públicas em breve.

"A política se constrói no diálogo do dia a dia e sem imposição, seguirei conversando com todos que acreditem que possa acontecer de fato a verdadeira mudança na nossa querida cidade de Timon", disse Schnneyder.